segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Livros Recomendados

Título: Deus, Um Delírio
Autor: Richard Dawkins
Ano: 2007
Download: 4shared
Comprar: Siciliano, Saraiva, Submarino.

Num tempo de guerras e ataques terroristas com motivações religiosas, o movimento pró-ateísmo ganha força no mundo todo. E seu líder é o respeitado biólogo Richard Dawkins, eleito recentemente um dos três intelectuais mais importantes do mundo (junto com Umberto Eco e Noam Chomsky) pela revista inglesa Prospect. Autor de vários clássicos nas áreas de ciência e filosofia, ele sempre atestou a irracionalidade de acreditar em Deus, e os terríveis danos que a crença já causou à sociedade. Agora, neste "Deus, um Delírio", seu intelecto afiado se concentra exclusivamente no assunto e mostra como a religião alimenta a guerra, fomenta o fanatismo e doutrina as crianças. O objetivo principal deste texto mordaz é provocar: provocar os religiosos convictos, mas principalmente provocar os que são religiosos "por inércia", levando-os a pensar racionalmente e trocar sua "crença" pelo "orgulho ateu" e pela ciência. Dawkins despreza a idéia de que a religião mereça respeito especial, mesmo se moderada, e compara a educação religiosa de crianças ao abuso infantil. Para ele, falar de "criança católica" ou "criança muçulmana" é como falar de "criança neoliberal" — não faz sentido. O biólogo usa seu conceito de memes (idéias que agem como os genes) e o darwinismo para propor explicações à tendência da humanidade de acreditar num ser superior. E desmonta um a um, com base na teoria das probabilidades, os argumentos que defendem a existência de Deus (ou Alá, ou qualquer tipo de ente sobrenatural), dedicando especial atenção ao “design inteligente”, tentativa criacionista de harmonizar ciência e religião.
______________________________________________________

Título: Nossos Agentes em Havana
Autor: Jean-Marc Pillas
Ano: 1996
Download: --
Comprar: Submarino.

O título do livro "Nossos agentes em Havana" parece ter sido inspirado no romance de Graham Greene "Nosso homem em Havana" adaptado ao cinema em 1959 (Our man in Havana). Contudo, ao contrário do livro de Graham Greene, o livro de Jean-Marc Pillas, que é repórter de televisão na rede francesa TF1, não é obra de ficção.

O livro narra como a CIA se deu mal na mão do serviço secreto cubano. Jean-Marc Pillas narra fatos que são públicos desde 1987, quando o governo da Ilha declarou que havia acompanhado e filmado as operações clandestinas da CIA em Cuba. Um sofisticado esquema, que incluía desde a sabotagem até as tentativas de assassinato de Fidel, estava sendo desmontado pelo serviço de contra-espionagem.

É de morrer de rir como a maior potência do planeta se deixou envolver pelo serviço secreto cubano. Desde a Invasão da Baia dos Porcos (Deutsche Welle e Granma Internacional) parece que as operações da CIA contra Cuba são conduzidas por amadores trapalhões. (Na Periferia do Império)
______________________________________________________

Título: Desobediência Civil
Autor: Henry David Thoreau
Ano: 1848
Download: Ler em PDF
Comprar: Siciliano, Saraiva.

Desobediência Civil é o texto mais conhecido de Thoreau. Escrito em 1848 influenciou profundamente pessoas como Mahatma Gandhi, Leon Tolstoi, Martin Luther King e tantos outros.

Muito à frente de seu tempo, sua defesa do Direito à Rebeldia esteve, desde sempre, a serviço da luta contra todas as formas de discriminação. Lutou contra a escravidão nos EUA, pelos direitos das mulheres, em defesa do meio-ambiente, contra a discriminação étnica e sexual. Como pacifista Radical (indo à Raiz do mal que combate) recusou-se a pagar impostos a um governo autoritário que fazia mais uma guerra predatória na qual roubou mais da metade do território mexicano – este ato Radical de Desobediência Civil lhe custou um tempo na cadeia que lhe foi útil a escrever e deixar para a posteridade seus pensamentos – muitas vezes, diria mesmo que na maior parte delas, o lutador pelo que é VERDADEIRAMENTE Justo e Perfeito só é reconhecido postumamente após uma vida eivada de dissabores. Questão de escolha. Há aqueles que não compactuam com a injustiça, a prepotência, a arrogância ou o roubo. Há os que se acomodam. Quem se acomoda, em geral, vive melhor mas, como dizia Leonardo Da Vinci, não passam de meros condutores de comida, não deixando rastro algum de sua passagem pelo mundo exceto latrinas cheias... (Cultura Brasil)

______________________________________________________

Título: Walden ou A Vida nos Bosques
Autor: Henry David Thoreau
Ano: 1854
Download: --
Comprar: Siciliano

Desde a sua publicação, em 1854, Walden ou A Vida nos Bosques se converteu numa bíblia secreta, lida e amada no mundo inteiro. Sem este livro planetário que une poesia, ciência e profecia, não teria havido Gandhi, o movimento ecológico e a rebelião mundial da juventude. Pelo seu dom de fazer florir e frutificar o coração do homem, esta obra é uma semente. Ele tem inspirado as sucessivas elites intelectuais a se insurgirem contra o convencional "american way of life", como é o caso de Henry Miller. A vida das grandes cidades depende da vida nos bosques - assim, Walden levou a geração dos hippies a redescobrir a terra e a natureza, as árvores e os rios, os bichos e as estrelas. Estimulou e justificou a desobediência civil contra o estado guerreiro e tributário. Ensinou o homem a ser solidário mesmo na solidão, identificando o seu semelhante - o outro ao mesmo tempo igual e diferente - e a comungar com o universo.
______________________________________________________

Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseine
Ano: 2004
Download: Ler em pdf, 4shared, RapidShare.
Comprar: Americanas, Submarino.

O caçador de pipas, livro que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares só nos EUA, está sendo considerado o maior sucesso da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

"Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Por muito tempo, tudo o que eu li me pareceu sem graça. Todos os grandes temas da literatura e da vida são o material com que é tecido esse romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenção." - Isabel Allende.

______________________________________________________

Título: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias
Autor: Júlio Verne
Ano: 2004
Download: 4shared
Comprar: Siciliano

Seja bem-vindo a mais fascinante viagem de todos os tempos! Phileas Fogg, um aristocrata inglês, leva uma vida de luxo e ao mesmo tempo solitária. Até o dia em que resolve fazer uma aposta com os amigos do clube ao qual pertence: dar a volta ao mundo em 80 dias na companhia de seu fiel criado. Nessa jornada ele passa por aventuras sensacionais e tem que correr contra o tempo para completar a tarefa e chegar de volta a Londres no horário estipulado. Um dos livros mais lidos de todos os tempo, filmado várias vezes e citado em diversas obras e desenhos, a ponto de se tornar sinônimo de Júlio Verne e suas histórias visionárias. A experiência de ler esta obra o levará a lugares nunca imaginados. Trata-se de um livro inesquecível e de fácil leitura, que o deixará com a sensação de querer mais.

______________________________________________________

Título: Cem Dias Entre Céu e Mar
Autor: Amyr Klink
Ano: 1985
Download: 4shared
Comprar: Submarino, Americanas, 360 Graus.

Em Paraty, velho porto do Brasil colonial, o mar faz parte da história e da paisagem, ditando até hoje os costumes e os ritmos de seus moradores. Foi nessas águas tranquilas, onde a canoa ainda é um dos principais meios de locomoção, que Amyr Klink desenvolveu, desde criança, um profundo amor aos barcos e à vida marítima.

Cem dias entre céu e mar, o relato de sua travessia do oceano Atlântico a bordo da "lâmpada flutuante" (o apelido que deu ao minúsculo barco a remo), é bem mais do que o registro de uma façanha esportiva. O leitor atento perceberá nestas páginas ecos das narrativas de Conrad, do Jack London de O lobo do mar, das epopéias portuguesas que desvendaram o mar Oceano e, sobretudo, das viagens de grandes exploradores polares como Amundsen, Schackleton e Scott.

Uma intensa poesia atravessa este livro: nas conversas do autor com os objetos a bordo e com os dourados e tubarões que lhe fazem companhia; na esplêncida visão de uma baleia que surge sob o barco no meio da noite; ou ainda na forma como procura enxergar o tempo, "na numeração do cardápio, nas páginas do diário, nas cápsulas de gás do fogareiro, nos rádio-contatos que ainda faltavam, nos fins de semana, nas dobras da carta", onde ia pacientemente anotando, dia-a-dia, as agruras e alegrias da viagem.

Ao lado da qualidade épica, há em Amyr uma rara compreensão das relações do homem com o meio natural, apreendida no convívio com a cultura caiçara do nosso litoral, aliada em seus projetos ao que existe de mais avançado no mundo da tecnologia. E é bem essa mistura de valores tradicionais e ousadia, de arrojo e sobriedade, que sustenta este navegador em seus difíceis desafios."
______________________________________________________

Título: Paratii Entre dois Pólos
Autor: Amyr Klink
Ano: 1992
Download: 4shared
Comprar: 360 Graus, Siciliano.

Relato da viagem de 642 dias entre a Antártica e o Ártico a bordo do veleiro Paratii no período de 1989 a 1991.

"Bem-vindo a bordo. Você vai começar a fazer uma viagem inesquecível. Aliás, duas viagens. Uma, calma, saborosa, sem sobressaltos ou tédio. A outra, plena de aventuras, repleta de emoções, rumo ao desconhecido.

Ambas têm como comandante uma figura rara. Alguém capaz de navegar com rara competência pelo mundo das letras e pelos oceanos do mundo. Amyr Klink é mesmo um brasileiro notável. Como poucos sabe viver experiências incomuns, o que por si só justifica uma existência. Além disso, é também extremamente talentoso para contar sua epopéia.

A primeira viagem você faz ao saborear este Paratii: entre dois pólos. A segunda será feita dentro do barco, sem enjoar.

Quinhentos anos depois que os europeus e suas caravelas chegaram à América, um brasileiro relatra a expedição que o levou à Antártica, tendo como companhia apenas os albatrozes e os pinguins. E dormindo só 45 minutos por vez, o tempo exato de cada período de um jogo de futebol.

O navegante solitário, livre por natureza, percorreu milhas e milhas para...ficar preso. Preso pelo gelo e por opção. Solto para sonhar diante da imensidão, entre o céu e o mar, o sol e as estrelas. Treze meses absolutamente ímpares nos quais nunca um dia foi igual ao outro, no continente branco que é multicolorido, tão árido e tão vivo simultaneamente.

Amyr Klink se encontra no mar. O nosso encontro é no livro. Amyr no mar é como sereio, meio homem, meio peixe. No livro é um sábio, poeta das melhores histírias do século XX, quando o homem domou o espaço sem perder o fascínio que as ondas não param de despertar.

Icebergs, tempestades, leões-marinhos, dias longos, noites curtas, reflexões sem fim. Visitas humanas aqui e ali, mais ali do que aqui.

Cristóvão Colombo há de desculpar. Mas é inegável a vantagem de Amyr Klink. Mais que um continente, Amyr descobre a vida e não causa polêmicas. Ele é uma unanimidade como navegador e escritor."

Nenhum comentário: